Nota de apóio ao Cremego

Crítica à abertura do programa mais médicos para formados no exterior sem passar pelo Revalida

Publicado em: 23/03/2023
Nota de apóio ao Cremego

O SIMEA vem a público apoiar a nota pública emitida pelo CREMEGO onde faz crítica à abertura do programa Mais Médicos para “intercambistas, brasileiros formados no exterior ou estrangeiros” sem passar pelo Revalida.

O Conselho Federal de Medicina tem como função fiscalizar e normatizar a prática médica no Brasil. A partir do momento que o Governo atropela a competência da entidade, com a justificativa de falta de médicos nas unidades do interior, expõe a sociedade a profissionais com conhecimento não comprovado. 

Infelizmente, esse subterfúgio adotado pelo Governo é midiática e não vai resolver a situação. Ao contrário do que é divulgado, o problema não é falta de médicos no Brasil. O verdadeiro motivo da ausência de profissionais nessas localidades deve-se aos contratos precários, locais sem qualquer infraestrutura básica para atendimento, ausência de insumos e de qualquer suporte laboratorial ou de imagem.  Além disso, existe a retenção de salários nos finais dos contratos, além de outras irregularidades. Desse modo, é impossível ao médico prestar atendimento digno e com resolutividade, e ainda prejudicar a própria saúde e a do paciente.