Alerta de Saúde Pública em Anápolis


Publicado em: 28/09/2023
Alerta de Saúde Pública em Anápolis

Anápolis, com mais de 390.000 habitantes e que atrai pacientes de outras cidades do Estado de Goiás para atendimento médico, está enfrentando um grande desafio. A UPA Alair Mafra, a maior Unidade de Pronto Atendimento 24 horas da região Centro-Oeste, no dia 28/09/2023 por volta das 9:00 estava com pelo menos 9 macas do Samu retidas. Isso significa ter menos viaturas em circulação para atender a população em casos de urgência/emergência.

 

Isso é resultado da redução drástica dos locais com atendimento de portas abertas para urgências e emergências. O Hospital Municipal Jamel Cecílio, que era responsável pelo atendimento de urgências, cirurgias e ortopedia com portas abertas, foi fechado em novembro de 2021. O CAIS Jardim Progresso, que era responsável pelo atendimento de urgências e internações temporárias, foi fechado em novembro de 2018 para uma reforma de seis meses, sem a disponibilização de outra unidade com atendimento de portas abertas para substituí-lo.

Além disso, houve uma mudança no atendimento da unidade CAIS Abadia Lopes em 2019. O atendimento, que antes era realizado com portas abertas, foi restringido para ambulatorial de segunda a sexta-feira, em horário comercial, sendo direcionado exclusivamente para mulheres. Essa unidade agora é denominada CAIS MULHER.

Lembrando que é proibida a permanência de pacientes na UPA por mais de 24 horas. Após esse período, se necessário, o paciente deve ser encaminhado para internação em um serviço hospitalar, sendo responsabilidade do gestor garantir a referência a um serviço hospitalar após esse período.

Precisamos agir para garantir que nossa população tenha acesso ao atendimento médico adequado quando mais precisar.

🙏🏽 #Saúde #UPAAlairMafra #SAMU #Anápolis #denúncia #portalfmb #cremego